'Queen Of The south' e a realidade do narcotráfico
- Paralelo
- 28 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Olá internauta, como você está?
Você sabe qual é o tema da semana? Se não, clique aqui e veja...
Durante esses dias estamos falando sobre ‘Queen Of The South’ (A rainha do Sul). Uma série que aborda o empoderamento feminino, a tentativa de crescimento social em um país desconhecido e o tráfico de drogas.
Segundo o dicionário, narcotráfico é: “Tráfico de drogas ilícitas, especialmente de narcóticos, de substâncias entorpecentes (maconha, morfina, cocaína, craque etc.).”
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o faturamento obtivo através da venda dessas substâncias é extraordinário e chega a 400 bilhões de dólares por ano, representando 8% do comércio internacional e supera a indústria automobilística e a atividade turística no Brasil.

O país que mais produz é a Colômbia, o qual fabrica 75% da cocaína mundial, 1kg do produto puro é vendido por $1500. O Estados Unidos é a nação que mais consome drogas, o quilo da cocaína é vendido por 25,500 dólares e após ser malhado, o quilo rende 110 mil, um lucro de 108,500 dólares.
A coca (matéria-prima da cocaína) possui grande força em três países sul-americanos, Bolívia, Peru e principalmente na Colômbia, a ONU estima-se que essas três nações são responsáveis por mil toneladas de cocaína por ano.

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo, como dito acima, perdendo apenas para os Estados Unidos. O território brasileiro é importante rota na passagem das drogas que vão para a Europa.
Você sabe o que é mula do tráfico?
Quando falamos em “mula”, estamos referindo a indivíduos que conscientemente ou inconscientemente estão transportando drogas em seu corpo, na maioria das vezes são para outros países.
Algumas pessoas optam por este caminho porque estão endividadas e precisam de dinheiro, já outras fazem isso por ambição, a vontade de ganhar dinheiro “fácil” fala mais alto, como o caso da Miss México Laura Zúñiga.

Além do perigo óbvio de ir para a cadeia, as mulas estão sujeitas a várias situações desagradáveis, como, a possibilidade de se envolver cada mais no mundo do crime; punição pelos grandes traficantes por não seguir o protocolo (dentre elas, a morte cruel é uma possibilidade); ser facilmente descartado ou denunciado pelo “empregador” para que os policiais se envolvam com este caso e outra carga bem maior seja transportada na mesma hora. Existem vários perigos.
Há também aqueles que ingerem a droga e que pode ser prejudicial à saúde, além do risco de uma das cápsulas se romperem no organismo e muitas das vezes pode levar a óbito na hora.
Não é atoa que o narcotráfico vem crescendo a cada dia e as mulas também, para quem pensava que ser o objeto de transporte da droga era moleza, creio que após ler essa crítica refletiu um pouco sobre esse ato.
Fique ligado que em breve traremos outro tema.
Até mais!
@Evelyn Alfonso
Comments