top of page

Até que ponto vale o sucesso nas redes sociais?

  • Foto do escritor: Paralelo
    Paralelo
  • 9 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Oi gente, como vocês estão?


Hoje é quinta-feira, dia de crítica social. Nesta semana estamos falando sobre ‘Modo Avião’, protagonizado por Larissa Manoela e é um dos filmes brasileiros mais assisto no mundo inteiro pela Netflix. Se você ainda não sabe sobre o que se trata, clique aqui e confira.


Podemos dizer que essa produção é um retrato da nossa sociedade moderna, sabe por quê?


Larissa Manoela interpreta Ana, uma jovem que larga a faculdade e realiza o sonho de se tornar uma digital influencer, mas ao decorrer da história, ela descobre que nem tudo são flores e o quão medíocre era sua vida.

Imagem do site: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2020/01/21/interna_diversao_arte,821941/larissa-manoela-netflix-modo-aviao.shtml

Para conseguir mídia na internet é fácil, mas para manter não é tão simples assim e Ana tem esse dom. Todos os posts que ela faz em suas redes sociais, bombam, atraindo mais patrocínios para a mesma.


Agora vamos falar um pouco sobre Carola, outra peça fundamental desse enredo. Carola é responsável pela marca de moda True Fashion, a qual possui um contrato exclusivo com Ana. Aquele merchandising básico, sabe? Como o próprio nome diz “influencer”, ao usar tal marca e divulgar, milhares de fãs comprarão o mesmo look para se sentir mais próximo e parecido de seu ídolo.

Imagem do site: https://www.pinterest.es/pin/847732329845473410/

Porém, Carola não é tão boa quanto todos imaginam. Para sua marca bombar, a empresária arruma um namoro fake para Ana e cria um roteiro com Gil (o namorado), sem a “namorada” saber, ele termina com a jovem propositalmente em um jantar comemorando um mês de namoro. Detalhe, eles terminam o namoro durante uma transmissão em live nas redes sociais, com milhões de pessoas vendo esse momento tão íntimo.


E sabe qual era o plano desse teatro todo? Gil era apagado na internet, não dava tanto retorno quanto Ana e se ele terminasse com ela ao vivo e com milhares de pessoas vendo, ele poderia sair como vítima e triplicar o número de seguidores.


Mas se você parar para pensar, a nossa realidade é assim. Todos os dias milhares de pessoas fazem sucesso na rede e do nada somem também, sabe o motivo disso? Não é fácil se manter no centro das atenções quando existem centenas de pessoas fazendo o mesmo que você. Por isso que muitos influenciadores vivem em polêmicas, é como aquele ditado “quanto mais você é visto, mais é lembrado”.

Imagem do site: https://ocanal.com.br/modo-aviao-assista-ao-trailer-do-novo-filme-de-larissa-manoela-em-parceria-com-a-netflix/

Temos inúmeras figuras públicas que apelam e sempre geram polêmicas. Não irei citar nomes, mas se você forçar um pouco a memória, vai lembrar de pelo menos três famosos assim.


Quanto mais views, mais patrocínio ganha. Não falo apenas de dinheiro, mas de roupas, maquiagens, cosméticos, bolsas e assim vai... Hoje, a maioria das pessoas pensam em fazer sucesso na internet, serem conhecidos como “blogueirinho(a)”, o qual olhando de fora, é uma vida perfeita.


Quem não sonha em ganhar dinheiro sem sair de casa? Comer de graça em um restaurante só por postar uma foto? Ir em festas mais badaladas do país ou do mundo. Agora me fala, quem não quer isso?

Imagem do site: https://emais.estadao.com.br/noticias/tv,modo-aviao-filme-da-netflix-com-larissa-manoela-ganha-trailer,70003152123

Contudo, não vemos o preço que eles pagam para terem tudo isso. No filme, Ana vivia uma vida fake, as únicas pessoas que a amavam de verdade, ela não dava valor, que são seus pais. Sua melhor amiga era interesseira e só pensava em marketing, assim que Ana saiu do mapa, a menina assumiu o papel de influencer. Gil só queria fama e Carola fingia ser sua amiga, mas na verdade, ela só queria vender sua marca e passava por cima de todos que estivessem na frente.


Ana só descobriu o real sentido do amor e do afeto quando foi obrigada a morar em uma fazenda com seu avô, que não tinha sinal de internet. Só para lembrar, a garota foi morar com seu avô porque estava viciada no celular e apenas em um dia, bateu o carro quatro vezes. Olha que perigo.


Hoje em dia quantos famosos dirigem usando o celular? Além de por sua vida em risco, colocam de outras pessoas que estão por perto. Enfim, esse filme faz várias críticas, mas a maior é, até que ponto vale o sucesso nas redes sociais?


Bom gente, esse foi o texto de hoje, espero que tenham gostado.


O blog entrará em recesso por tempo indeterminado, não sabemos quando voltaremos. Mas desde já, agradeço a todos!


Um abraço e até mais!!!!


@Evelyn Alfonso

Comments


bottom of page