top of page
  • Foto do escritorParalelo

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SARAH BREEDLOVE, MULHER QUE INSPIROU A MINISSÉRIE ‘SELF MADE’

Olá internautas, preparados para a crítica social de hoje?


Como dito na terça-feira, o tema desta semana é sobre a nova minissérie da Netflix ‘Self Made- A Vida e a História de Madam C.J. Walker’, que trata sobre a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos. Se você ainda não leu nossa sinopse, clique aqui e confira.


Tudo começa quando Sarah Breedlove, filha de escravizados, repara que seus cabelos estão caindo, e busca através de fórmulas caseiras, solucionar este problema que afronta tanto sua autoestima.


Sarah Breedlove, que logo após passou a ser chamada de Madam C.J. Walker virou verdadeiramente a primeira mulher negra não só a ficar milionária, como também a primeira mulher negra a se tornar milionária por CONTA PRÓRIA. Breedlove criou um império industrial de cosméticos milagroso na década passada.

Foto: Mansão de Madam CJ Walker. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51980280


C.J. Walker nasceu em 1867, seus pais eram escravos em uma plantação de algodão no Estado de Louisiana. Sarah ficou órfã aos sete anos de idade, e continuou trabalhando no campo, juntamente com sua irmã mais velha, Louvenia. Walker se casou muito jovem depois que tudo isso aconteceu, aos 14 anos, aos 17 teve uma filha, representada na minissérie, chamada Lelia, e aos 20 ficou viúva.


Sarah se mudou para St. Louis e passou a trabalhar como lavadeira, ganhando pouco. Foi lá onde ela teve seu segundo casamento, que foi bem na época que seu cabelo começou a cair. Um fato interessante a ser levantado é que, no século passado, o acesso a água corrente e eletricidade era quase que impossível, e o fato da Breedlove não lavar seu cabelo com frequência, danificou seu couro cabeludo.


Em 1904, Walker passou a trabalhar com Annie Turnbo, mas logo depois, começou a vender seus próprios produtos, de porta em porta, em igrejas e para mulheres negras que sofriam da mesma angústia que ela.


Esse tipo de cosméticos costumava ser bastante ignorado na época pela indústria, e por isso, a história de Madam CJ Walker é tão importante e revolucionária.

Foto: Embalagem dos produtos de Madam. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51980280


Não somente intitulada como criadora de um produto milagroso, Sarah Breedlove atuava em questões sociais e na luta por direitos civis, representando o ativismo em uma época em que grande parte dos Estados Unidos vivia sob leis de segregação racial.


"Eu sou uma mulher que veio dos campos de algodão do Sul. De lá, fui promovida ao tanque. Depois, fui promovida à cozinha. E de lá promovi a mim mesma ao negócio de produção de produtos para cabelo", disse Walker durante uma convenção nacional de líderes negros em 1912.


Madam CJ Walker não é simplesmente a primeira mulher a ficar milionária, mas sim, a primeira mulher NEGRA. Ela representa todo um império e um legado importante na sociedade, tendo em vista todos os desafios enfrentados ao longo da vida por conta do racismo.


Se você ainda não assistiu esta minissérie, eu tenho certeza de que após conhecer um pouco sobre a história desta grande mulher, você verá.


Gostaram do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários.


Até semana que vem!


@Pamela Cavalcante

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page