DO ‘AUTO DA COMPADECIDA’ ATÉ OS TEMPOS ATUAIS
- Paralelo
- 3 de out. de 2019
- 2 min de leitura
O Blog Paralelo está de volta e conosco trazemos um ótimo tema para a semana. Já sabe sobre qual filme estamos falando? Não? Clique aqui e confira a sinopse para ficar por dentro do assunto.
Esta semana estamos falando sobre o longa brasileiro ‘O Auto da Compadecida’, inspirado na peça teatral de Ariano Suassuna. Há críticos do cinema que dizem ser o melhor texto já produzido por um brasileiro. O filme foi dirigido pelo global Guel Arraes.
Como já dito na sinopse, a trama gira em torno da vida de dois “pobres-coitados”, Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele), que fazem de tudo para conseguir um sustento e levam a vida como pode no Nordeste brasileiro. Tudo se passa no sertão da Paraíba, um dos estados mais pobres da região nordestina.

Personagens Chicó e João Grilo. Foto: site notaterapia
‘O Auto da Compadecida’ não passa de um retrato crítico sobre a nossa sociedade. Os grupos sociais representados no filme mostram claramente como é gritante essa desproporção social. Temos a pequena burguesia (o Padeiro e sua esposa); o clero (Padre João e Bispo); o poder político (o Major); e a população pobre (João Grilo e Chicó).
Quando pensamos ou falamos nas palavras: seca, pobreza e fome, elas estão diretamente ligadas ao Nordeste brasileiro.

Nordeste Brasileiro. Foto: Alan Tiago Alves/G1
O Mapa de Pobreza e Desigualdade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Nordeste é a região que mais tem dificuldade para vencer a barreira de pobreza no país. São pessoas que não possuem acesso a vida social, política e cultura.

Mapa região do nordeste. Infográfico:
Sabemos que apenas programas sociais não é possível extinguir completamente a pobreza do Nordeste, é necessário geração de empregos, distribuição de renda, educação de qualidade e igualitária para a população nordestina. Ainda há muito o que fazer de políticas públicas para a região.
Além de refletir sobre as diferenças sociais da população brasileira, é impossível assistir esta grande obra sem dar gargalhadas. ‘O Auto da Compadecida’ foi e é um grande clássico do cinema nacional, vale a pena conferir.
Até a próxima semana!
@Pamela Cavalcante
Comments