top of page
  • Foto do escritorParalelo

'O AUTO DA COMPADECIDA'

Baseado em uma peça teatral escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956, 'O Auto Da Compadecida' foi adaptado para o cinema e estreou nas telinhas em 2000.


Protagonizado por João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois paraibanos sem um "tustão" no bolso. João Grilo é conhecido por sua lábia, ele sempre dá um jeitinho para tudo, já Chicó é famoso por suas histórias atípicas e a falta de coragem.

João Grilo e Chicó -Imagem do site 'tenho mais discos do que amigos'

João e Chicó vão trabalhar na padaria de Eurico (Diogo Vilela) e Dora (Denise Fraga). O padeiro era um homem avarento e dominado por sua esposa infiel e interesseira. Ambos só pensavam em sua cachorra e não ofereciam boas qualidades para seus funcionários.


Em seu trabalho, os protagonistas recebem pouco. Eles comem comida estragada, mas a cachorra do chefe só come comida boa. Enquanto os funcionários comem restos, a cadela se alimenta de filé. Até que um dia o animal fica doente e Dorinha quer que o padre (Rogério Cardoso) benza sua cadelinha, mas o padre se recusa, então João e Chicó alegam que o animal de estimação é de Major Antônio Moraes (Paulo Goulart).


Major chega a igreja querendo o que padre faça uma oração pela sua filha, mas o Sacristão pensa que o homem está pedindo oração para o seu bichinho e chama a mulher e a filha de Antônio Moraes de cachorra. O homem sai da igreja enfurecido e diz que vai denunciar o padre ao bispo (Lima Duarte).

João Grilo, bispo e padre João - Imagem do site 'Tv Pururuca'

A cachorrinha morre e sua dona quer que padre João faça um enterro em latim, o mesmo se recusa e João Grilo entra com sua lábia astuta e fala que a cadela era cristã e deixou um testamento de 3 réis ao homem de Deus. Com isso o homem de Deus enterra o animal em latim. Ao voltar para a paróquia, eles encontram o bispo enfurecido e João fala que a cachorra também deixou 7 réis para o bispo.


Chicó se apaixona pela filha de Major, João Grilo tem um plano para o rapaz conquistar Rosinha (Virgínia Cavendish) e não dá muito certo, onde Chicó tem que parecer valente perante a cidade, mas o que eles não esperavam era que o cangaceiro Capitão Severino de Aracaju (Marco Nanini) aparecesse e o chefe mandou Cabra (Enrique Diaz) matar o padre, bispo, o padeiro e sua esposa.

Capitão Severino e Cabra - Imagem do site 'Pinterest'

Os cangaceiros iriam matar João Grilo e Chicó, mas joão armou para capitão dando uma flauta, alegando que seu padrinho padre Cícero teria dado para ressuscitar defuntos. Severino pede para seu subordinado atirar nele e depois o ressuscitasse. Cabra atira no cangaceiro e tenta trazê-lo a vida novamente e não consegue, com raiva atira em João Grilo e o mata.


Os mortos acordam no julgamento final, onde o diabo (Luís Melo) tenta levá-los para o inferno, porém João clama pela piedade de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) que os ajudam perante Jesus Cristo (Maurício Gonçalves) que dá a sentença final. Eurico, Dora, padre João e o bispo vão para o purgatório pagar seus pecados. Severino é salvo e vai direto para o céu. João Grilo é encaminhado para a terra novamente e volta com seus planos mirabolantes.

Julgamento final. Nossa Senhora, Jesus e Diabo - Imagem do site 'Globo TV'

O longa termina com Rosinha, Chicó e João Grilo fugindo de Major, sem destino e sem dinheiro. Contudo são provados por Jesus se passando por um mendigo e a moça da-lhe de comer.


O filme está disponível no Youtube. Fique ligado que quinta-feira sairá a crítica social dele.


Até mais!


@Evelyn Alfonso

145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page