top of page
  • Foto do escritorParalelo

O drama de ser uma aia

Olá internaua, como você está?


Você sabe o tema desta semana? Se não, clique aqui e veja...


Durante esses dias estamos falando sobre ‘The Handmaid’s Tale’ (O Conto da Aia), inspirado no livro de Margaret Atwood de 1985 sobre a distopia de Gilead.


Para início de conversa, você sabe o que é “aia”? Segundo sua definição no dicionário, essa palavra significa: Designação utilizada para dama de companhia. Mulher cujas responsabilidades estão relacionadas com a educação e criação de crianças que pertencem a famílias ricas ou nobres; preceptora. Mulher que realiza serviços domésticos para alguém que faz parte da nobreza; ama.

Aia - Imagem do site sbs.com.au

Você já imaginou dormir em país livre, onde você possui todos os direitos sobre si, faz o que quer e acorda em uma sociedade ditadora, doutrinada a base do antigo testamento? Realmente, deve ser horrível, mas é isso que as mulheres na série passaram.

Como em muitos países ditadores, um grupo derruba o governo e impõe suas regras e exigem que todos cumpram, caso essa ordem não seja cumprida, a pessoa responsável pelo descumprimento terá graves consequências.


Gilead era um território dos Estados Unidos e durante os desastrosos acontecimentos da guerra civil, um grupo derruba o governo e passam a ser República de Gilead, da teocracia cristã, a qual tiraram todos os poderes femininos e as dividem em castas:

Imagem do site jconline.ne10.uol.com.br

Ias’: servem os militares para procriação, o que torna o estupro permitido por lei.


Esposas’: embora estejam acima das aias, podem ser punidas pelos maridos, inclusive com agressões físicas.


‘Marthas’: são empregadas domésticas que só têm permissão para realizar suas tarefas dentro de casa.


Mas ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de ficção, mas vivemos em situações parecidas, como por exemplo no Irã. Antes da Revolução Islâmica no Irã, as mulheres eram livres e viviam em um dos países mais liberais próximos a região. Depois da ditadura, elas foram obrigadas a usar véu e perderam todos os seus direitos como cidadã, agora são submissas aos homens.

Imagem do site http://varelanoticias.com.br

Outro medo em que algumas pessoas têm são países de extrema direita adotarem esse regime. Com a eleição de Donald Trump em 2016 e a estreia da série, muitos cidadãos passaram a analisar a conduta do seu país e ficaram com receio sobre a futura política dos Estados Unidos.


Não apenas nos EUA possui a política de direita, mas na França também com o presidente Emmanuel Macron e agora no Brasil com Jair Bolsonaro.


Fiquemos atentos as posições políticas e as mulheres nunca devem se calar em frente a sociedade. Lutamos muito até aqui para ter os nossos direitos, e ainda iremos lutar muito. Nós mulheres precisamos nos unir e lutar juntas pela igualdade de gêneros.


Até o próximo tema!


@Evelyn Alfonso

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page