top of page

THE HANDMAID'S TALE (O CONTO DA AIA)

  • Foto do escritor: Paralelo
    Paralelo
  • 5 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Olá pessoal, como estão vocês?


Hoje é terça-feira, dia de tema novo aqui no blog. Esta semana iremos falar sobre o seriado estadunidense ‘The Handmaid’s Tale’ (O Conto da Aia), criada por Bruce Miller, e inspirada no livro de Margaret Atwood de 1985 sobre a distopia de Gilead.


Tudo acontece em Gilead, o que um dia foi um território dos Estados Unidos. Durante ao caos da guerra civil, o governo da República de Gilead, de teocracia cristã, toma posse de tudo. Naquela época, o índice de doenças sexualmente transmissíveis e a poluição eram alto, consequentemente a fertilização era baixa. Gilead é totalmente baseado nas leis do antigo testamento, onde mulheres e minorias não tinham direito algum, como por exemplo, não poder ler, não possuem permissão para trabalhar, controlar dinheiro, entre outras coisas.


Com castas sociais, havia mulheres que eram chamadas de ‘handmaid’, mulher está cujo único fim é apenas procriar, gerar filhos para determinada família.


Offred (Elisabeth Moss) é uma das protagonistas da série. Sua família foi totalmente desmembrada após os ataques do Estado, e perseguição as mulheres. Logo no primeiro episódio mostra como a personagem teve seu fim. Ela, seu marido e filha foram perseguidos pelos chamados “Olho”. Sua filha foi levada e criada também na República, sendo entregue a outra família, e Offred foi servir a família Waterford.


Com cenas fortes de estupro, Offred engravida do comandante Fred. Uma gravidez completamente conturbada, a Aia tenta por diversas vezes fugir, mas, não consegue.


Emily/Ofglen (Alexis Bredel) e Janine/Ofwarren (Madeline Brewer) também compõe o quadro de protagonistas. Na segunda temporada, as jovens descumprem uma das regras de Gilead e passam a viver um dos seus piores dias nas Colônias.


A melhor amiga de June/Offred, Moira (Samira Wiley) consegue fugir, e no Cánada encontra o esposo de June, tentam de todas as formas divulgar e expor tudo que acontece em Gilead, e tentam resgatar a jovem Osborne.


Após o nascimento de sua filha fruto de um estupro, Offred passa a viver e ser comandada pelo Joseph Lawrence, que é um dos únicos que não segue as regras do regime totalitário, se tornando um grande amigo de Offred, passada a ser chamada de Offjoseph, tenta ajuda-la em um plano de fuga.


O seriado possui 3 temporadas, e está disponível no Globoplay, quem ainda não assistiu, corre, pois é uma bela crítica social.


Em entrevista ao BBC News, a autora do livro Margaret Atwood diz que mesmo após 30 anos de sua escritura, a realidade explicitada no livro está mais próxima do que possamos imaginar.

Foto: autora e escritora Margaret Atwood. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49646159


O que será? Veja na crítica social que sairá na quinta-feira, esta imperdível, não perca.


Até mais!


@Pamela Cavalcante

 
 
 

Comments


bottom of page