THE HANDMAID'S TALE (O CONTO DA AIA)
- Paralelo
- 5 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Olá pessoal, como estão vocês?
Hoje é terça-feira, dia de tema novo aqui no blog. Esta semana iremos falar sobre o seriado estadunidense ‘The Handmaid’s Tale’ (O Conto da Aia), criada por Bruce Miller, e inspirada no livro de Margaret Atwood de 1985 sobre a distopia de Gilead.
Tudo acontece em Gilead, o que um dia foi um território dos Estados Unidos. Durante ao caos da guerra civil, o governo da República de Gilead, de teocracia cristã, toma posse de tudo. Naquela época, o índice de doenças sexualmente transmissíveis e a poluição eram alto, consequentemente a fertilização era baixa. Gilead é totalmente baseado nas leis do antigo testamento, onde mulheres e minorias não tinham direito algum, como por exemplo, não poder ler, não possuem permissão para trabalhar, controlar dinheiro, entre outras coisas.

Foto: As Aias. Fonte: https://medium.com/the-establishment/i-grew-up-in-a-fundamentalist-cult-the-handmaids-tale-was-my-reality-fae2f77263d9
Com castas sociais, havia mulheres que eram chamadas de ‘handmaid’, mulher está cujo único fim é apenas procriar, gerar filhos para determinada família.

Foto: As Aias saindo para as compras. Fonte: https://www.handmaidsbrasil.com/2018/10/como-uma-mulher-e-qualificada-para-ser-aia-em-the-handmaids-tale.html
Offred (Elisabeth Moss) é uma das protagonistas da série. Sua família foi totalmente desmembrada após os ataques do Estado, e perseguição as mulheres. Logo no primeiro episódio mostra como a personagem teve seu fim. Ela, seu marido e filha foram perseguidos pelos chamados “Olho”. Sua filha foi levada e criada também na República, sendo entregue a outra família, e Offred foi servir a família Waterford.

Foto: June, Hanna e Luke. Fonte: https://www.wired.com/2017/05/handmaids-tale-recap-7/
Com cenas fortes de estupro, Offred engravida do comandante Fred. Uma gravidez completamente conturbada, a Aia tenta por diversas vezes fugir, mas, não consegue.

Foto: Offred e Comandante Fred. Fonte: https://www.forbes.com/sites/erikkain/2019/07/24/the-handmaids-tale-season-3-episode-10-review-witness/#28502db13321
Emily/Ofglen (Alexis Bredel) e Janine/Ofwarren (Madeline Brewer) também compõe o quadro de protagonistas. Na segunda temporada, as jovens descumprem uma das regras de Gilead e passam a viver um dos seus piores dias nas Colônias.

Foto: Ofglen e Ofwarren trabalhando nas Colônias. Fonte: https://www.handmaidsbrasil.com/2018/12/terceira-temporada-se-expande-para-novas-colonias-e-mostrara-como-gilead-usa-as-mulheres-descartadas.html
A melhor amiga de June/Offred, Moira (Samira Wiley) consegue fugir, e no Cánada encontra o esposo de June, tentam de todas as formas divulgar e expor tudo que acontece em Gilead, e tentam resgatar a jovem Osborne.

Foto: Moira e Luke. Fonte: https://hellogiggles.com/reviews-coverage/tv-shows/the-handmaids-tale-heartbreaking-moment-canada/
Após o nascimento de sua filha fruto de um estupro, Offred passa a viver e ser comandada pelo Joseph Lawrence, que é um dos únicos que não segue as regras do regime totalitário, se tornando um grande amigo de Offred, passada a ser chamada de Offjoseph, tenta ajuda-la em um plano de fuga.

Foto: Comandante Joseph e Offred. Fonte: https://www.hitc.com/en-gb/2019/06/17/commander-lawrence-handmaids-tale-actor-bradley-whitford/
O seriado possui 3 temporadas, e está disponível no Globoplay, quem ainda não assistiu, corre, pois é uma bela crítica social.
Em entrevista ao BBC News, a autora do livro Margaret Atwood diz que mesmo após 30 anos de sua escritura, a realidade explicitada no livro está mais próxima do que possamos imaginar.

Foto: autora e escritora Margaret Atwood. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49646159
O que será? Veja na crítica social que sairá na quinta-feira, esta imperdível, não perca.
Até mais!
@Pamela Cavalcante
Comments