top of page
  • Foto do escritorParalelo

O que você conhece sobre o regime Nazista?

QUINTA-FEIRA, e aqui vai a pergunta que não quer calar: quem aí estava ansioso pelo texto de hoje??


Vocês têm acompanhado que nesta semana, estamos falando sobre o novo seriado da Amazon Prime Video: Hunters.


Só para recapitular: ‘Hunters’ é uma serie ambientada nos anos 70 em Nova York após o holocausto na Alemanha com o comando de Adolf Hitler. O seriado acompanha um grupo de judeus que busca vingança à alguns nazistas que entraram ilegalmente nos EUA para viver normalmente.


Como toda quinta-feira, através do tema escolhido é discutido e abordado aqui uma crítica social. E surpreendentemente, desta semana será sobre o nazismo. O que você sabe sobre este regime?


Conhecida como Terceiro Reich, o período vivido na Alemanha entre 1933-1945 até hoje é lembrado para que jamais se repita toda a atrocidade daquela época. Este regime foi uma ideologia política criada totalmente racista, onde os alvos eram: judeus, cadeirantes/pessoas com qualquer deficiência e negros.


O Nazismo começou após a derrota da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. O país passou por uma crise econômica, e teve que renunciar a território, reserva de ferro, entre outros bens. Nos anos 1920, Adolf Hitler assume a liderança do país criando o Partido Nazista.


O objetivo do partido era a união dos alemães e a expulsão de estrangeiros dentro do país.


Uma característica importante do regime era o controle e censura da mídia ou qualquer informação que circulava, assim como qualquer outro regime autoritário, que podemos citar o exemplo da Ditadura Militar aqui no Brasil.


Adolf Hitler controlava as propagandas dentro e fora da Alemanha. E na série ‘Hunters’ há uma cena que representa bem isso. Uma família afro-americana está em sua casa, quando se depararam com uma propaganda de xarope, completamente alemã e sendo uma forma de impulsionar a imagem do regime.


É importante lembrar que o povo alemão apoiava totalmente o regime nazista e acreditava na ideologia imposta por Hitler.

Foto: Povo nazista em saudação à Adolf Hitler. Fonte: http://reconstruindopassado.blogspot.com/2011/10/os-alemaes-sabiam-e-aplaudiam.html


Hoje, na Alemanha, a pessoa que fizer apologia ao nazismo com símbolos e saudações é punida com três anos de prisão. Diferente dos EUA, onde a liberdade de expressão é garantida na Constituição, então ser neonazista na América não é ilegal. Em ‘Hunters’, a representação de nazistas em Nova York deixa isto claro.


No Brasil, a Lei 7.716/89 prevê prisão de dois anos a quem: fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.


O holocausto que aconteceu na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pelo genocídio em massa de cerca de seis milhões de judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes e negros.


A prática ou a valorização do nazismo atualmente é expressamente desprezível visto que foi uma época marcada pela maldade humana. Não pratique.


Para finalizar, deixo uma dica para leitura sobre o regime: O PACTO ENTRE HOLLYWOOD E O NAZISMO – Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, por Ben Urwand. Neste livro, o autor explica como os estúdios de Hollywood se submeteram a censura nazista e cooperaram de modo ativo com a propaganda daquele regime. Garanto que vocês irão adorar.

Foto: Livro 'O pacto entre Hollywood e o Nazismo'. Fonte: https://www.amazon.com.br/pacto-entre-Hollywood-nazismo-americano/dp/8577346692


E este foi o texto de hoje. Gostou? Deixe sua crítica ou sugestão.


Até a próxima semana!


@Pamela Cavalcante

13 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page