top of page

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO CAMPO CRIMINAL

  • Foto do escritor: Paralelo
    Paralelo
  • 8 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Olá internautas, tudo bem com vocês? Já sabem qual o tema da semana? Se não, clique aqui e confira para ficar por dentro do assunto.


Esta semana estamos falando sobre o seriado ‘Mindhunter’ (Caçador de Mentes). Uma série original Netflix que reflete o estudo da psicologia criminal nos anos 70. Para quem gosta de drama policial, esta é a série perfeita e fora do comum ao que estamos acostumados.


Os protagonistas do seriado são Holden Ford, interpretado por Jonathan Groff e Bill Tench, interpretado por Holy McCallany. Ambos são agentes do FBI que buscam entender através de métodos de estudo, os perfis de serial killers dos casos mais marcantes da época, baseado em fatos reais.

Foto: site rainha vermelha


Na década de 70, o estudo da psicologia criminal estava se iniciando, e os próprios personagens representam a dificuldade enfrentada na época, o que hoje já é comum. Atualmente no Brasil, é possível fazer uma pós-graduação em psicologia criminal e entender a sua importância em uma investigação policial.


Ao decorrer da série, o agente Holden vai demonstrando o quanto é válido e necessário estudar a mente de psicopatas e assim, evitar novos crimes.


É necessária a existência de profissionais no campo de atuação criminal que sejam capazes de traçarem o perfil de criminosos e identificar o real motivo dos crimes, pois, muito deles são fora do comum de uma simples investigação criminal.


Comparado aos crimes tratados na série, aqui no Brasil não é muito diferente, ‘O caso dos Meninos Emasculados de Altamira’ é um exemplo disso. O autor do crime foi Francisco das Chagas Rodrigues Brito, portador de algum transtorno psiquiátrico. Acusado de ter matado 42 meninos nos municípios de São José do Ribamar, em São Luís do Maranhão, e Paço do Lumiar, em Altamira no Pará, entre os anos de 1993 e 2003.

Francisco Chagas - site 'noite sinistra'


Muito dos assassinatos brutais como, por exemplo, o duplo homicídio cometido contra o casal Manfred Albert von Richthofen e sua esposa Marísia von Richthofen, mortos pela própria filha, seu namorado e o cunhado, no quarto da casa onde dormiam, no dia 31 de outubro de 2002, e que ainda, após o crime, foi comemorado em um quarto de hotel. Só foi possível a prisão de Suzane, filha do casal, com este método de psicologia, e assim, descobriram que ela foi à principal autora do crime.

Suzane Von Richthofen - Revista Abril


‘Mindhunter’ é uma série desafiadora e com o titulo de “melhor estreia do ano”, e promete trazer casos como David Berkowitz e Charles Manson na segunda temporada, estará imperdível.

Personagens de Mindhunter - site looper.com


Até a próxima semana com mais um tema.


@Pamela Cavalcante

 
 
 

Comments


bottom of page