CÂNCER, A DOENÇA DO AGORA
- Paralelo
- 6 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Olá internauta, como você está?
Nesta semana estamos falando sobre o filme ‘Perfeita Pra Você’. Se ainda não viu, clique aqui e veja.
Bom, para começo de conversa, o longa faz mensagem ao presente, para vivermos o agora, aproveitarmos enquanto podemos. Como vimos na sinopse, Abbie e Sam estão prestes a se casarem e ela descobre que está com câncer, porém, fica tão preocupada em morrer e deixar seu noivo sozinho que não aproveita seus últimos momentos.
Você já parou para refletir que a vida real é similar? Quando descobrimos que estamos com alguma doença, ficamos tão preocupados com o futuro, com quem vai ficar que esquecemos do mais importante, de viver.

Voltando a doença. O câncer está em estágio avançado, os tratamentos não estavam fazendo mais efeitos em Abbie e ela sabia que uma hora ou outra, iria partir. Segundo uma pesquisa levantada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 2017 para cá, o índice de câncer de próstata em homens aumentou cerca de 29,2%, 65.84º novos casos. Já nas mulheres, o câncer de mama teve uma crescente de 27,7%, um total de 66.280 casos novos.

A cada ano que passa, esta enfermidade está aumentando. E o pior é que, ela pode voltar pior, como por exemplo, o caso da apresentadora Ana Maria Braga, que pela terceira vez está com câncer no pulmão, contudo, dessa vez “é mais agressivo”, declarou a apresentadora e acrescentou, “vou ganhar mais essa briga”.
Outra coisa que chama muita atenção é o fato de que as pessoas confundem câncer com tumor, e há uma diferença entre ambos. Em uma publicação pelo INCA, dá para ver que eles são distintos “Nem todo tumor é câncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.”
Uma lição aprendemos com este filme. Estando doentes ou não, precisamos parar de nos preocuparmos um pouco com o amanhã e vivermos o hoje. O amanhã poderá ser tarde demais, não sabemos o que poderá acontecer. Vamos aproveitar a companhia de quem amamos.

E para quem se interessou em assistir ‘Perfeita Pra Você’ pela primeira vez ou quer assistir novamente, o longa está disponível na Netflix. E fique ligado que semana que vem abordaremos outro tema.
Até mais!
@Evelyn Alfonso
Comments