top of page
  • Foto do escritorParalelo

Avanço tecnológico e o pedido de socorro do meio ambiente

Olá internauta, como você está?


Você sabe qual é o tema da semana? Se não, clique aqui e veja...


Nesta semana estamos falando sobre ‘The 100’ (Os 100, em português). Uma série americana que aborda temas da atualidade como, meio ambiente, política interna, inteligência artificial e liderança feminina.

Imagem do site the100brasil.com.br

Estamos vivendo em uma era em que as mulheres estão ganhando força. Conhecidas como “sexo frágil”, mas elas não estão deixando se abater. A liderança feminina está crescendo a cada ano, segundo o site Época Negócios, uma pesquisa desenvolvida pela consultoria de desenvolvimento de liderança Zenger/Folkman apontou que mulheres líderes são tão eficazes como os homens, e em outra análise destacou que 84% das mulheres possui critérios mais eficientes que o sexo oposto.


A tecnologia tem tido um avanço extremo, onde máquinas estão tomando conta e ocupando os lugares de humanos, o que antes era ficção científica, agora está se tornando realidade. Há dois anos nasceu um robozinho no Paraná, ele se chama Tinbot, e ele ainda está em fase de desenvolvimento, porém, possui alguns módulos com inteligência artificial.

Imagem do site Monitora

Agora vamos falar sobre política interna e meio ambiente. Como vivemos no Brasil, vamos usar o nosso país como exemplo.


O meio ambiente está gritando por socorro e isso não é novidade. A cada dia que passa o ser humano está destruindo a natureza. Quando falamos em destruição no nosso ecossistema, logo pensamos na floresta amazônica. Ao contrário do que muitos pensam, a floresta tropical amazônica não faz parte apenas do Brasil, mas ocupa regiões do Peru, Colômbia e outros países da América do Sul. Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, 60% da floresta reside no Brasil.

Floresta Amazônica - Imagem do site Conexão Planeta

Conforme o tempo está passando, a natureza está sofrendo ataques constantes e o fator principal que está colaborando com essa destruição é o homem. Para suprir suas vontades, o ser humano está desmatando as matas, tirando minérios que residem na terra, sem contar na poluição do ar e das águas.


Sem árvores, viveremos em um planeta com péssimas condições climáticas, sem contar que a saúde dos seres vivos se tornam vulneráveis a doenças respiratórias e podem até causar doenças crônicas. Em 2016 na China, o empresário Leo De Watts vendeu 180 garrafas com ar puro, coletado do Reino Unido para os chineses.


No Brasil, entre tantas catástrofes que estão acontecendo, uma grave que além de afetar a nossa água, prejudicou os animais marinhos. Desde o início de setembro deste ano, houve um vazamento de petróleo cru nas praias brasileiras. Em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mais de 124 praias foram afetadas com esse petróleo, seis tartarugas e uma ave foram mortas.

Praia com manchas pelo petróleo - Imagem do site G1

Segundo uma pesquisa da Petrobras, o óleo não é brasileiro, mas mesmo assim a culpa continua sendo do ser humano. Até quando vamos continuar destruindo a natureza? Tudo para “suprir as necessidades” que muitas vezes não são tão necessárias. Se tem uma coisa que somos dependentes é do meio ambiente, se você parar para perceber, a natureza está gritando por socorro mas não estamos dando ouvidos.


Eu lhe faço uma pergunta, qual planeta você quer deixar para os seus filhos?


@Evelyn Alfonso

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page