top of page
  • Foto do escritorParalelo

AUTISMO

Atualizado: 5 de set. de 2019

Olá internautas, como vocês estão?

Já viram o tema da semana? Se não clique aqui e veja...

Nesta semana estamos falando sobre ‘Atypical’, uma série norte-americana que aborda o autismo.


Sam (Keir Gilchrist) tem 18 anos e é diagnosticado com autismo, o jovem faz acompanhamento psicológico com Júlia (Amy Okuda) que o encoraja a arrumar uma namorada. Sua mãe Elsy (Jeniffer Jason Leigh) é superprotetora e quer proteger seu filho de tudo e acaba sacrificando sua filha Casey (Brigitte Lundy-Paine) para ajudar o jovem com autismo.

Imagem do Google

De acordo com a abril, "O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança."


"Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado". Dados do site saúde.abril.


Segundo o Opas (Organizaação Pan-Americana da Saúde) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada 160 crianças tem o Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Os meninos têm cinco vezes mais chances de adquirir o autismo.

Imagem: Portal Singularidades

Confira os 3 graus do autismo:

Autismo leve – Apesar das estereotipias e das dificuldades de comunicação/ interação social, o autista leve tem um grau de comprometimento menor. Em alguns casos, é possível que os sintomas sejam tão sutis que o diagnóstico aconteça tardiamente.

Autismo moderado – O autismo moderado é um meio termo entre os graus leve e severo. O indivíduo não é tão independente quanto o autista leve, mas também não precisa de tanto apoio quanto o severo.

Em alguns casos, crianças não verbais são designadas a este caso.

Autismo severo – Não dá para saber o quanto esse grau pode interferir no desenvolvimento de uma criança. Na maioria das vezes as crianças não verbais são mais dependentes dos pais para realizar as atividades mais simples como trocar de roupa e até mesmo comer.

Existem casos que autistas severos chegam a agredir as pessoas ou a ele mesmo.


No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a data é para conscientizar as pessoas e passar informações sobre o autismo para reduzir o preconceito.


O que você achou da nossa crítica? Conte para nós se você conhece alguma pessoa com autismo e como é o seu convívio com ela?


Fique ligado que terça-feira abordaremos outro tema, até mais!


@Evelyn Alfonso

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page