top of page
  • Foto do escritorParalelo

'12 ANOS DE ESCRAVIDÃO'

Olá internauta, como você está?


Nesta semana iremos falar sobre ’12 anos de escravidão’. O longa se passa no ano de 1841 e é baseado em história real.


Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um negro livre estadunidense que vive na cidade de Saratoga Springs, Nova Iorque, com sua esposa Anne Northup (Kelsey Scott) e seus dois filhos.


Tudo muda quando Solomon recebe uma proposta de emprego para trabalhar em outra cidade por duas semanas e lá ele é embebedado, sequestrado e lavado para um mercado de escravos.

Imagem: site do Guia Do Estudante - Abril

Pelo fato de ser um homem livre, Northup fica incofmado com a hipótese de ser confundido como escravo e conta a verdade para os responsáveis do comércio, mas eles não acreditam e falam que ele veio fugido da Georgia e que seu nome é Platt. A partir daquele momento, o ex negro liberto se tornou o escravo "Platt".


O fazendeiro Ford (Michael Fassbender) compra Solomon que se torna “o protegido” do senhor, o que deixa Tibeats (Paul Dano) enciumado e Northup o enfrenta prezando pela sua sobrevivência. O capataz fica com raiva e tenta matar “Platt” enforcado, mas seu senhorio o salva e fala que para o bem de Solomon, ele será vendido para Epps (Michael Fassbender).

Imagem: Cinemelodic

Epps tem um plantio de algodão e é conhecido por sua crueldade. Para ele, já que o mesmo pagou pelo escravo, ele tem todo direito sobre o negro, inclusive abusar e maltratar.


O senhorio era fissurado pela Patsey (Lupita Nyong'o), uma jovem escrava que era estuprada com frequência pelo dono das plantações. O que deixava a sinhá (Sarah Pulso) com ciúmes da moça e a maltrata.


A falta de higiene era tamanha que um dia Patsey fugiu para as terras da família Shaw, atrás de uma barra de sabonete para se limpar e tirar seu mal cheiro, mas Epps pensa que ela está mentindo e leva a jovem para ser açoitada e só parou de batê-la quando suas costas ficou em carne viva.

Imagem: site Infoclético

Solomon fingia ser burro para o sinhô, o qual sabia que se ele contasse a verdade, ele seria morto é só precisava de alguém para mandar uma carta para sua cidade natal pedindo seus documentos.


Northup pede ajuda á Armsby (Garret Dillahunt), um capataz da fazenda que o entrega para Epps, mas Solomon é esperto e fala que Armsby é um bêbado e que está inventando tudo.


Até que um dia chega Bass (Brad Pitt) que não concorda com a escravidão, e "Platt" pede ajuda ao homem para trazer seus documentos e conseguir sua liberdade de volta.

Imagem: site Papo De Cinema

Arriscando sua vida, Bass consegue ajudar o suposto escravo e chega o xerife e o senhor Parker, que Solomon logo reconheceu. Depois de algumas perguntas, Northup foi levado para a casa deixando Epps enfurecido.


O longa acaba com Solomon voltando para a casa e sendo recebido por sua família, ele descobre que tem um neto e que sua filha casou.


Conte para nós o que achou do filme, você já conhecia?


Fique ligado que quinta-feira sairá a crítica social.


Até mais!


@Evelyn Alfonso

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page