top of page
  • Foto do escritorParalelo

You (Você): Relacionamento Abusivo

Olá internautas, como vocês estão?


E aí, estão acompanhando o tema da semana? Se não, clique aqui e veja a sinopse para ficar por dentro da crítica social.


You (Você em português) é uma série que aborda o relacionamento abusivo. Joe, obcecado por Beck quer conquistá-la de todas as formas, como stalkear suas redes sociais, manipular seus pensamentos e vigiá-la o tempo todo e interferindo na relação da jovem com as amigas, que chegou até a matar Peach por ciúmes.


Imagem do Google


Nem todos os relacionamentos abusivos são formados por psicopatas como Joe, a maioria são por pessoas comuns, mas que querem controlar tudo o que seu parceiro faz. A partir do momento em que não existe mais liberdade entre o casal, vontade própria, desconfie, você está vivendo em um relacionamento abusivo.


O abuso no relacionamento é quando um tem mais “poder” e “autoridade” sobre o outro, acontece em todos os tipos de relação, amizade, familiar, no trabalho e claro, em relação amorosa que é o mais comum.


Mulheres, homens, homossexuais, héteros, brancos, negros... não existe perfil para o companheiro abusador. Às vezes quem você menos espera está cometendo o ato.

Ciúmes é comum em uma relação, mas quando passa dos limites, quando querem controlar sua vida, o que você faz, com quem sai, o que vestir. Cuidado meu amigo, você pode estar em um relacionamento abusivo e nem sabe.


Imagem do Google

5 SINAIS QUE VOCÊ ESTÁ EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

1- Controle >> O controle começa quando o abusador decide tudo para o(a) companheiro(a), sem ao menos dar a chance do outro opinar e uma das justificativas é, “é para o seu bem”.

2- Afastamento de outras pessoas >> Quando o seu par tenta te afastar de amigos, colegas e até mesmo familiar, querendo que você fique só para ele e muitas vezes o argumento é “fulano é má influência para você” e quando você se dá conta, você se afastou de pessoas muito próximas a você

3- Invasão de privacidade >> Como na série, na realidade também acontece a invasão de privacidade. Por mais que estejam em um relacionamento, a privacidade ainda deve existir e muitas vezes o(a) abusador(a) não respeita e fica toda hora monitorando seu(sua) parceiro (a) “quem ama não tem nada a esconder”.

4- Autoestima baixa >> Seu(sua) parceiro(a) coloca você para baixo? A autoestima baixa é um dos fatores mais comuns em um relacionamento abusivo. O parceiro(a) vai implantando na cabeça do outro que ele não é nada, vai desmoralizando seus sentimentos e muitas vezes falam “se você terminar comigo, você não vai arrumar ninguém” ou até mesmo “ninguém te quer, você tem que ficar feliz por eu te querer”

5- Controle financeiro >> Muitos(as) parceiros(as) optam por trabalhar e sustentar o outro, mas sempre quando podem, jogam na cara e o que não possui renda se sente mandado, um sentimento de inferioridade e acha que é normal “ah, ele trabalha, ele que me sustenta”, muitas vezes o pensamento é esse.


E aí, você faz parte de um relacionamento abusivo? Você conhece alguém que sofre com isso? Deixe nos comentários a sua opinião.


Até semana que vem, fique ligado no próximo tema.


@Evelyn Alfonso

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page