top of page
  • Foto do escritorParalelo

Racismo oculto: matam primeiro e perguntam depois

Atualizado: 5 de jul. de 2019

Olá internautas!!! Vocês viram o tema dessa semana? Se não, clique aqui e veja...


A crítica de hoje é sobre o “O ódio que você semeia” (The hate u give). Um filme que conta a história de Starr, uma adolescente que viu seu amigo negro Khalil morrer após um policial branco baleá-lo por ter confundido uma escova de cabelo com uma arma.


Imagem: Politize

O filme mostra a triste realidade em que vivemos, os negros são os mais afetados com a discriminação racial. Segundo a Rede Brasil, 71,5% dos assassinatos são com pessoas negras ou pardas.


Em abril desse ano, João Victor Braga Dias, 22 anos, morador da comunidade Santa Maria – Rio de Janeiro, foi morto após policiais confundirem uma furadeira com arma de fogo.


João Victor Braga Dias - Imagem do Google

Ano passado Rodrigo da Silva Serrano, 26 anos, morador da comunidade Chapéu Mangueira- Rio de Janeiro. Chovia muito naquela noite e o mesmo foi encontrar a mulher e os filhos, os policiais confundiram o guarda-chuva com um fuzil e o matou.


Rodrigo da Silva Serrano - Imagem: El País

Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade muito preconceituosa, o racismo existe, mas muitas pessoas preferem fechar os olhos para isso. Uma das frases do filme que emite muito a nossa realidade é “eles (policiais) atiram primeiro e perguntam depois”.


Outro ponto importante que o longa aborda é o tráfico nas favelas. Você sabia que muitas pessoas vendem drogas por falta de oportunidade social? Isso mesmo, muitas comunidades não têm uma estrutura financeira e muitas empresas não quererem contratar “um faveladinho” para trabalhar, as escolas públicas não oferecem o incentivo necessário e muitos acabam se perdendo.


Vamos encerrar a crítica com a frase mais impactante do filme, a que remete o enredo e o título do longa, “o ódio que você semeia com as crianças ferra todo mundo”.


Imagem do Google

O que você entendeu sobre essa frase? Deixe nos comentários a sua opinião, vale muito a pena assistir esse filme.


Até a próxima!


@Evelyn Alfonso

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page