top of page
  • Foto do escritorParalelo

PERSEGUIÇÃO, CENSURA E REPRESSÃO - DITADURA MILITAR

Atualizado: 5 de set. de 2019

Olá internautas, tudo bem com vocês?


Já sabem sobre o que estamos falando esta semana? Se não, clique aqui e confira.


Esta semana estamos falando sobre o filme brasileiro ‘O ano que meus pais saíram de férias’, de Cao Hamburger. Tem como tema central o drama vivido por um jovem garoto na época da ditadura militar no Brasil, em 1970.

Foto: site Papo de Cinema


Falar sobre este assunto é de extrema responsabilidade, pois além de ser um fato histórico triste em nossa sociedade, traz questões políticas muito sérias da época.


‘O ano em que meus pais saíram de férias’ ganhou o Oscar em 2008 como Melhor Filme Estrangeiro, e não é tão difícil entender o porquê. O diretor do filme foi bem ousado ao falar sobre a ditadura militar tendo uma criança como protagonista. Mauro, interpretado por Michael Joelsas é um garoto de 12 anos, que assim como outros desta mesma idade, gosta muito de futebol. Sua vida toma um rumo completamente diferente quando seus pais resolvem “tirar férias”.


Por que férias entre aspas? Os pais do jovem garoto na verdade são militantes de esquerda, e por perseguição dos militares na época, tiveram que se mudar para São Paulo.

Foto: site Adoro Cinema


O que não foi muito diferente do que realmente aconteceu.


Na escola aprendemos muito sobre este acontecimento que teve inicio em 64 e foi até 1985 com a eleição de Tancredo Neves. Nesta época, a sociedade era conduzida pelos militares. Período este de muita censura, perseguição política e repressão daqueles que eram contra o regime.



Felizmente, o jovem Mauro representado no filme teve um destino diferente de algumas crianças na época do regime limitar. A Comissão da Verdade de São Paulo decidiu reunir depoimentos de 40 pessoas que hoje tem em média 40 a 49 anos, que foram torturadas e presas na ditadura.


Um dos depoimentos mais emocionado mencionado no volume “Infância Roubada”, é contado por Zuleide Aparecida do Nascimento, de quatro anos, hoje com 49, conta emocionada o quanto sofreu naquela época.


Zuleide e seus três irmãos foram presos no Vale do Ribeira, onde sua família morava. Sua infância foi inteiramente roubada. Ainda criança foi levada até Cuba onde se manteve presa. Só voltou ao Brasil 16 anos mais tarde.

Foto: Blog Paralelo


A Ditadura Militar foi um grande marco histórico de represália em nosso país, e sempre deve ser lembrada e estudada para que jamais, comete-se este erro novamente. Não podemos perder o que nos é de mais valioso, ainda, que é a democracia.

Foto: Site Polêmica Paraíba

Quem ainda não assistiu ao filme, pode acessar o Youtube, que lá você o encontrará completo. Vale muito à pena. Aprender sobre a nossa história é de extrema importância para entendermos o que vivemos hoje.


Até a próxima.


@Pamela Cavalcante

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page