top of page
  • Foto do escritorParalelo

CHERNOBYL

Atualizado: 5 de set. de 2019

Olá internautas, como vocês estão?

Esta semana vamos falar de uma minissérie que fez muito sucesso este ano, ‘Chernobyl’. Criada por Craig Mazin, a obra gira em torno do acidente nuclear que aconteceu em 1986, na Ucrânia. A minissérie possui cinco episódios ao total.

Em 26 abril de 1986 acontecia uma das catástrofes mais históricas do mundo. O cenário foi a Usina Nuclear de Chernobyl. O reator de número quatro, da cidade de Pripyat explodiu enquanto eram feito testes de segurança. Isso deixou todo o núcleo exposto e lançando um material radioativo na atmosfera.

Foto: Site romanews

A explosão acarretou em um incêndio, o que tudo parecia ser resolvido apenas com bombeiros no local, mas o que ninguém sabia, é que todo o brilho e cores exposto ao céu, era na verdade uma poeira radioativa e chuva ácida.

A população até então, lamentava o ocorrido, mas, jamais saberia o grau de sua proporção.

Foto: site hypeness

Quando a usina explodiu, todos os moradores próximos foram até a ponte para poder observar tudo que havia acontecido, sem saber que estavam expostos a uma grande contaminação, que levado de alguns anos, poderia acarretar em doenças graves, como um câncer.

Vasily foi um dos bombeiros que assim que soube do ocorrido, correu as pressas para apagar as chamas. O jovem rapaz ficou exposto à contaminação. Ao decorrer da série, contraiu uma doença.

Foto: Metro Jornal

Há cenas impactantes na minissérie que causa injuria a qualquer pessoa que a assiste, como por exemplo, a dos mineiros trabalhando próxima a Usina sem roupa.

O Estado inibiu milhares de pessoas que ali viviam desta informação. Ninguém sabia de fato, o que este acidente seria capaz de causar em toda a cidade.

Os protagonistas da série foram o cientista Valery Legasov, interpretado por Jared Harris, a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård). Eles tentam descobrir a real causa do acidente.

Foto: Site omelete

Há de se dizer que os três foram os heróis de Chernobyl, pois, foram capazes de tomar decisões necessárias, para que assim, não ocorresse algo ainda mais catastrófico.

No último episódio da série, o personagem Legasov diz algo importante: “Quando a verdade ofende, mentimos até não nos lembrarmos mais dela. Mas ela continua lá. Cada mentira que dizemos incorre uma dívida à verdade. Mais cedo ou mais tarde, essa dívida é paga… Eu sei quem sou e sei o que fiz. Num mundo justo, eu seria morto pelas mentiras, mas pela verdade, não”.

Foto: Site Omelete

Ficou interessado? Assista o quanto antes, você não irá se arrepender.

E não se esqueça, quinta-feira terá a crítica social desta minissérie.

Até mais!


@Pamela Cavalcante

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATYPICAL

bottom of page