top of page
  • Foto do escritorParalelo

A BUSCA INSACIÁVEL PELA ESTÉTICA

Eai pessoal como vocês estão?


Sabem que dia é hoje? Dia de crítica social aqui no blog.


Você já sabe qual tema estamos falando esta semana? Não? Corre, clique aqui e confira.

O filme escolhido desta semana foi ‘Anorexia: A Ilusão da Internet’, drama de 2014 que acompanha a vida e a história de Hannah, interpretada por Laura Wiggins, que aos 17 anos é dançarina.

A questão abordada no filme é como Hannah se influência pela internet quando sai em busca de perder apenas alguns quilos. Quando a família de Hannah se dá conta do que está acontecendo, e que a jovem já está dominada pela anorexia, correm contra o tempo para tentar salvá-la.


O que é anorexia e quais são os sintomas?


Anorexia é um transtorno alimentar que faz a pessoa enxergar seu próprio corpo de maneira contrária, muito das vezes, acima do peso, é a partir dai que atitudes de risco levam as pessoas a fazerem dietas abusivas e bastante restritivas, indução de vômito, prática excessiva de exercícios físicos e até mesmo uso de medicamentos. Em suma, esses casos podem afetar qualquer tipo de pessoas, mas, mulheres jovens continuam sendo o maior alvo da doença.


Seus sinais são variados, seja com a percepção de perca de peso acentuada, preocupação excessiva com a dieta, restrição na ingestão de comida, ausência de apetite, burlar truques que de impressão que já comeu ou esvaziou o prato, medo de engordar, ausência da menstruação e evitar comer na frente das pessoas. Esse são alguns dos sinais aparente de uma pessoa que está começando a ter anorexia.


Os fatores de risco também são diversos, como por exemplo, a pressão social em questões de estética, distúrbios como ansiedade e depressão, desequilíbrio hormonal, baixa autoestima, a busca exagerada pelo corpo perfeito e o histórico familiar.


Uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Saúde, publicada em 2014 revela que 77% dos jovens desejam acordar mais magros, tendo propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, como a anorexia.


Assim como Hannah, no filme ‘Anorexia: A Ilusão da Internet’, buscou através de sites como perder peso, é o que acontece com muitos jovens hoje em dia. Sim, a internet pode ser uma das maiores causas da doença.


O compartilhamento de fotos nas redes sociais estimula e muito a anorexia em garotas. Dados do Serviço Nacional de Saúde na Inglaterra mostra que o número de internações no país por conta da anorexia dobrou entre os anos de 2011 e 2014. Especialistas acreditam que a maior causa pode ser o aumento da relação direta dos jovens com as redes sociais, onde são compartilhadas fotos de pessoas ainda mais magras que sugerem vidas e corpos perfeitos.


A jovem australiana Mariah Setta de 21 anos, compartilhou em suas redes sociais para incentivar os jovens a busca de tratamento para quem sofre desse distúrbio. Mariah sofreu por anos, desde seus 13 anos de idade e chegou a pesar 48kg. Publicou uma foto de antes e depois da doença.


Embora a anorexia não seja uma doença que tenha como prevenir, é importante ficar em alertar aos sinais citados acima. Como passar muito tempo em frente ao espelho imaginando e sonhando com um corpo “perfeito” e padrão, sugerido pela sociedade, é a hora de se alertar. Se necessário, busque um especialista no assunto, e o mais importante, não alimentar um estilo de vida na aparência e na estética.


E esse foi o post de hoje. Anotem aí, terça-feira abordaremos outro assunto.


Gostou da crítica? Comente sua opinião.


Até mais!


@Pamela Cavalcante

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page